COPA UEFA
Copa União das Equipes de Futebol Amador
De Setembro a Dezembro de 2012
Organização:
Prof. José Medeiros
REGULAMENTO GERAL
1) Da fórmula de disputa:
a) A competição contará com
dezesseis (16) equipes; divididas em dois grupos de oito equipes; chave “A” e
“B”.
b) Na primeira fase da
competição, os jogos serão disputados dentro de suas chaves; classificando-se
as quatro primeiras colocadas de cada chave.
c) Na segunda fase da
competição, serão formados dois grupos de quatro equipes, na seguinte ordem de
classificação;
Chave “C”: 1ºA x 4ºB x 3ºA x 2ºB
Chave “D”: 1ºB x 4ºA x 3ºB x 2ºA
d)
Na próxima fase (semifinal) teremos o cruzamento olímpico das duas melhores
classificadas de cada grupo; 1ºC x 2ºD e 1ºD x 2ºC. Os vencedores realizam a grande final e os
perdedores decidem a terceira colocação.
e) Critérios para desempate:
- número de vitórias;
- saldo de gols;
- gols prós;
- confronto direto;
- menor número de cartões
vermelhos;
- sorteio.
2) Dos jogos:
a) As partidas terão a duração
de noventa (90) minutos (45 X 45), com cinco (5) minutos de intervalo. Obs.: Não podendo existir atrasos nos
jogos; motivo: o campo tem contrato de hora fechados. Portanto a tolerância máxima é de 30 minutos para a primeira partida;
passando este tempo é dado o WO para a equipe que estiver completamente pronta
(uniformizado, pagamento realizado, súmula preenchida e bolas na mesa) para
o jogo. O clube que atrasar o início
de sua partida (adversário completamente pronto e não comparecer a mesa) pagará
uma multa de R$ 30,00, que reverterá
o valor para seu adversário abater na sua cota de arbitragem e ainda os clubes
correm o risco de não jogar o total de tempo que esta prevista no regulamento.
b) Cada equipe poderá inscrever
no máximo trinta (30) jogadores. As inscrições poderão ser feitas até o final
da primeira fase da Copa; sempre antes de começar os seus jogos. É expressamente proibida a participação de atletas
profissionais (que tenha contrato profissional vigente no último ano – sem
exercer a sua profissão de atleta há um ano); a irregularidade sendo comprovada
na FGF, CBF, FIFA e outras federações, pelo denunciante, a equipe perderá seis
(6) pontos, por partida em que o atleta tenha participado, anulando os
resultados das partidas caso o infrator tenha marcado algum ponto. Não existirá
reversão de pontos.
c) Cada equipe tem direito à no
máximo sete (7) substituições. O jogador que for substituído não poderá
retornar à partida. Dentro da área de campo só poderão ficar os jogadores
reservas fardados e dois (2) representantes por equipes. Também o
posicionamento dos bancos de reservas será sempre no lado oposto dos auxiliares
(bandeiras).
d) As equipes deverão
apresentar duas bolas em condições de jogo
(dada pelo árbitro) para iniciar a partida. Fica também definido que cada
equipe será responsável por suas bolas; não dispomos de gandulas. A cada bola
não apresentada na mesa há equipe sofrerá uma multa de R$ 25,00; e
este valor reverterá para o seu adversário na próxima rodada. Além disso,
deverão ter um uniforme reserva, para que não haja coincidência nas cores das
camisetas. Se este fato vir acontecer, será realizado um sorteio cabendo a
equipe perdedora trocar o seu uniforme em 10
minutos ou perderá os pontos da partida.
e) Cada equipe deverá efetuar a
sua parte do pagamento da arbitragem e aluguel do campo (em dinheiro), antes do início da partida em disputa; sem este o jogo não começará. Também
será pago sempre antecipadamente a próxima rodada (em dinheiro) no valor já estabelecido.
f)
No
ato da assinatura da súmula, cada jogador deverá apresentar ao mesário seu
documento de identidade ou trabalho ou motorista ou passaporte (podendo ser
xérox legível) que confira com o inserido na ficha de inscrição, requisito
indispensável para poder atuar em qualquer partida. No caso de fraude no
documento ou um jogador entrar em campo sem estar inscrito ocasionará a
eliminação do atleta e perda de seis (6) pontos; anulando o resultado da partida
caso o infrator tenha marcado algum ponto e não existirá reversão de pontos.
3) Da disciplina:
a)
No 1ª fase da Copa Uefa, o jogador com três (3) cartões amarelos
deixará de jogar o próximo jogo de sua equipe, caso a equipe, coloque o atleta
suspenso perderá seis (6) pontos na tabela de pontuação. Os cartões amarelos
serão zerados para a segunda fase da competição, apenas tendo que cumprir
suspensão aqueles atletas que tomarem o 3º amarelo na última rodada da primeira
fase.
b) O jogador com cartão vermelho
fica de fora do jogo seguinte, não cabendo a equipe qualquer tipo de recurso,
mas no caso de reincidência ele cumpre a suspensão de um jogo e a equipe
pagará uma multa de vinte reais (R$25,00) para poder continuar disputando a
Copa e assim sucessivamente (R$ 50,00; 75,00 .....)
c)
Atleta (s) expulso que for
citado em súmula por agressão física ao adversário ou a equipe de arbitragem
estará eliminado da competição. A equipe que criar confusão generalizada (briga
da maioria dos atletas), e também citada em súmula será eliminada da
competição, não cabendo qualquer tipo de recurso.
d)
Dirigentes, atletas e
torcedores identificados com a equipe que está jogando e citados em súmula; que
promoverem ou participarem de distúrbios durante ou após o jogo, dentro ou fora
de campo, terá a participação de sua equipe sumariamente cassada se a mesma não
evitar os transtornos causados.
e)
A retirada intencional da
equipe de campo acarretará na eliminação da Copa.
f)
A equipe que der WO terá que
pagar todo o ônus (taxas) da partida, perderá três (3) pontos na tabela de
classificação, além daqueles perdidos na partida em questão. O resultado será
de 2 gols para a equipe presente.
g)
Valores arrecadados em
multas, durante o campeonato que não revertem a seu adversário será para pagar
a segurança da arbitragem no jogo final da competição ou a combinar.
h)
A COPA UEFA 2012 não dá vaga
a nenhum campeonato da Prefeitura de Porto Alegre; portanto os atletas estão
liberados para jogarem em
outras Ligas; mas ela está interligada a Copa Farroupilha,
portanto atletas ou equipes punidas nesta competição cumprirão pena também na
outra competição sem direito a ir a julgamento.
i) A competição visa somente o jogo de futebol.
4) Das disposições gerais:
a)
A organização
considera todo atleta inscrito no presente campeonato em perfeitas condições
físicas e mentais, portanto não se responsabilizando por acidentes, danos
pessoais ou materiais, próprios ou a terceiros, antes, durante ou depois dos
jogos.
b)
Nenhum
participante poderá alegar desconhecimento de qualquer decisão referente ao
presente regulamento.
c)
Os casos omissos
no presente regulamento serão resolvidos em reunião com os devidos
representantes.
d)
O regulamento
poderá sofrer alterações desde que aprovadas no primeiro Congresso Técnico.
e)
As equipes que
não participarem das convocações para reuniões, terão que acatar o que for
decidido pelo grande grupo presente na mesma.
5) Da arbitragem:
a) Em cada partida haverá um
trio de árbitros e um mesário para conduzir os jogos, cuja despesa estará a
cargo das equipes.
6) Da premiação:
a) Caberá a equipe
organizadora ofertar os prêmios, ou seja, troféus, medalhas para os 1º, 2º e 3º
lugares; além de troféu para o goleador e goleiro menos vazado. Também serão
premiadas as equipes com os seguintes valores financeiros; 1º lugar: R$ 800,00;
2º lugar: R$ 400,00; 3º lugar: R$ 100,00 para realizarem suas festas
comemorativas.
7)
Valores a serem pagos na competição:
a)
Inscrição: R$ 550,00
Forma de pagamento: R$ 300,00 no dia 15/09 (abertura
da competição) e o restante cheque para 30 dias. A equipe que atrasar o
pagamento de sua inscrição pagará uma multa de R$ 100,00
b) Arbitragem: R$ 115,00 por equipe a cada
jogo.
f) Campo: R$150,00 por equipe a cada jogo.
OBS: Lembrar que na 1ª rodada será feito
antecipadamente o pagamento da 2ª rodada, e assim por diante, até a penúltima
rodada da primeira fase.